quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os Cientistas e a Revolução Industrial.

Citaremos aqui, dois dos mais importantes cientistas que deram sua fundamental contribuição para que ocorresse a revolução industrial, e também na chamada "Era do Vapor".

  • Thomas Newcomen, em 1712 (seu invento - Pistão de Newcomen - foi um marco na revolução industrial e serviu de base histórica para a mecanização de toda a indústria.).
  • James Watt, em 1769 (Inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial).

Thomas Newcomen(1662 - 1729) : Inventor, ferreiro e mecânico inglês nascido em Dartmouth, Devon, England, que a partir do aperfeiçoamento do modelo de Thomas Savery, de quem era sócio, criou (1712) uma nova máquina a vapor para drenagem de minas, denominada de pistão de Newcomen.
Com sua engenhosidade criou uma máquina a vapor como um engenho prático, suficientemente poderoso para garantir muitas minas inglesas contra inundações. Durante cinquenta anos, sua máquina foi usada para bombeamento, sempre que não havia energia hidráulica à disposição. Porém possuía um grande consumo de combustível.
Com seu assistente bombeiro John Calley/Cawley, tornaram-se os precursores da máquina a vapor, ao pesquisarem sobre o assunto por mais de dez anos. Ambos desenvolveram um novo conceito: o uso de um conjunto cilindro-pistão para o bombeamento de água, constituindo a primeira máquina térmica, pois seu funcionamento era cíclico.
Ele Morreu em Londres deixando a ideia básica para os trabalhos do engenheiro civil John Smeaton (1724-1792), de James Watt (1736-1819), mecânico escocês que aperfeiçoou o modelo de Newcomen (1765). Um inglês, George Stephenson (1781-1848 ), revolucionou os transportes com a invenção da locomotiva a vapor (1814).

Acima está a imagem do esquema da máquina a vapor de Newcomen.


James Watt:  (1736 - 1819) :  Engenheiro, mecânico e inventor escocês.  Aos 19 anos foi para Londres. e  por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow (1756 - Cidade onde nasceu) sem conseguir o certificado do curso de mecânico especializado na construção de instrumentos. Porém conseguiu ser escolhido e foi contratado como aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow (1757), onde conheceu Joseph Black.
Ao receber para conserto (1763) uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre calor, de Black, idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento (1764), dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto que no cilindro permaneceria elevada.
Procurou, assim, alcançar o  máximo de vácuo no condensador. Fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e assim criou uma verdadeira máquina a vapor. Obteve a primeira patente do  invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos (1769). Endividado, associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente.
Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor  construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor (1775), revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e provocando a  revolução industrial.
Após inventar o motor rotativo de ação dupla, o industrial Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e começou a construir as máquinas a vapor projetadas por ele (1785), e que se tornaram universalmente empregadas, a partir de então. Também criou diversos dispositivos tais como o regulador de força centrífuga e o mecanismo de comando da gaveta de distribuição de vapor, o volante e o indicador de Watt. Com grande fortuna acumulada, resolveu aposentar-se e voltar para Birmingham (1790) e morreu em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Inglaterra. Watt, no Sistema Internacional, é a unidade de medida de potência igual à potência duma fonte capaz de fornecer, de forma contínua e uniformemente, um joule por segundo.

OBS: Foi Heron, um matemático e físico que viveu na Alexandria, Egito, que descreveu a primeira máquina à vapor conhecida (120 a.C.)  Centenas de anos depois, no séc. XVII, as primeiras máquinas à vapor de sucesso foram desenvolvidas.

Os dados aqui passados, foram uma adaptação feita através das informações das seguintes fontes:

Um pouco mais sobre... Revolução Industrial.

Teve seu início na Inglaterra por volta do século XVIII (18), onde os critérios de produção deixaram de ser manuais, para então ceder lugar as máquinas, e automaticamente a meios mais rápidos, e formas eficientes da produção de determinadas mercadorias; contando principalmente o fato da obtenção de maior capital.

A tecnologia na Revolução Industrial: A invenção de máquinas e mecanismos, foram essenciais para o processo evolucional da indústria, sem isso provavelmente nada teria ocorrido. Os cientistas deram uma contribuição fundamental para esse processo, com inventos que posteriormente foram aperfeiçoados e adaptados, servindo assim para a revolução da indústria, como: 
  • Máquina de Heron - Inventada por Heron (A bola gira quando o vapor de água é ejetado pelos tubos de escape). 
  • Pilões de Branca - Giovanni Branca (Um jato de vapor impulsionava uma roda de pás que, por meio de engrenagens, transmitiam seus movimentos aos dois pilões).
  • Dispositivo de papin - Denis Papin (Uma pequena quantidade de água colocada em um cilindro é aquecida externamente, produzindo vapor que fazia o pistão subir, sendo ai seguro por uma presilha).
Essa nova forma de processo trouxe muitas vantagens e progresso, porém gerou muitos conflitos, injustiças e revoltas. Lutava-se cada vez mais por uma maior quantia de lucros, deixando a margem o direito aos trabalhadores, aumentando a produção de produtos, mas mantendo o salário dos proletariados, havendo assim uma exploração trabalhista, que posteriormente resultou em revoltas.

A Revolução tornou a produção mais eficiente. Os métodos de produção ficaram mais velozes, tornando os preços acessíveis e estimulando o consumo. Porém, aumentaram-se o número de trabalhadores desempregados. As máquinas foram substituindo a mão-de-obra humana. A poluição sonora, do ambiente, e o êxodo rural juntamente com o crescimento compulsivo das cidades  foram conseqüências para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos maiores problemas enfrentados para a sociedade.


ComplementoO século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produção. Se por um lado a máquina substituiu o homem, por outro baixou o preço e acelerou o ritmo da produção das mercadorias.

Pode-se destacar a invenção das locomotivas à vapor (Maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar uma maior quantia de mercadorias e pessoas, num tempo menor e custos acessíveis.